Professores Efetivos e Efetivas

 

Elen Cristina Geraldes

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Sociologia pela UnB

É jornalista e mestra em Comunicação pela Universidade de São Paulo, especialista em Docência Online - Processos de mediação, monitoramento e interação, doutora em Sociologia pela UnB, e pós-doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, com pesquisa supervisionada pela Professora Georgete Medleg sobre Lei de acesso à informação. Coordenadora do projeto de pesquisa Ouvindo as ouvidorias do sistema prisional, que tenta compreender os limites e possibilidades das ouvidorias em garantir o direito à informação e à comunicação das pessoas privadas de liberdade, com apoio da FAP/DF. Coordenou o Laboratório de Políticas de Comunicação da UnB, de 2016 a 2018. Foi vice-coordenadora do GT Políticas e Estratégias de Comunicação da Intercom (2016-2018) e coordenadora do mesmo GP (2019-2020). Tem mais de 200 trabalhos orientados, ente doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica. Coordenadora do NEDAI - Núcleo de Estudos sobre Direitos Animais e Interseccionalidades do CEAM/UnB. Idealizou a disciplina e é professora de Mobilização Pública e Direitos Animais, primeira iniciativa do gênero na UnB. Participa do grupo de pesquisa Estado, Informação e Sociedade, coordenado por Georgete Medleg. Suas linhas de interesse são Direito à Comunicação e à Informação, Ouvidorias públicas, Lei de Acesso à Informação, Políticas de Comunicação e Comunicação Pública; Direito Animal e Interseccionalidades.

 

 

Elton Bruno Pinheiro

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Comunicação e Sociedade pela UnB
Pós Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho

Professor Adjunto e Pesquisador da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UnB, na Linha de Pesquisa Poder e Processos Comunicacionais. Pós-doutorado em Comunicação, pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), vinculado ao Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho, Portugal (2022-2023). Doutor em Comunicação e Sociedade, na linha de pesquisa Políticas de Comunicação e de Cultura, pelo PPGCom da Universidade de Brasília. Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas, na linha de pesquisa Culturas Midiáticas Audiovisuais, pelo PPGC da UFPB. Bacharel em Comunicação Social (UFPB). Líder e Pesquisador do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina (CNPq/UnB) e Pesquisador do Laboratório de Políticas de Comunicação - LaPCom (CNPq/UnB). Também é Membro do Grupo de Pesquisa Acesso Livre (PosTrad/UnB/CNPq). Coordenador do Núcleo de Estudos, Produção e Inovação em Linguagem Sonora (NEPLIS), do Laboratório de Áudio da FAC/UnB. Membro da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM; da Associação Internacional para Pesquisa em Mídia e Comunicação - IAMCR; do Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora (Intercom) e da Rede de Pesquisa RadioJor (SBPJor). Integra o Conselho Consultivo da UnBTV e o Conselho Editorial da Revista Darcy de Jornalismo Científico (UnB). Coordenador da Rede UnBcast de Podcasts Universitários. Integra a Diretoria Científica da Editora FAC Livros. Dedica-se à investigação sobre a Comunicação mediática audiovisual e a dinâmica das transformações tecnológicas, com destaque para a relação da Radiodifusão Sonora e de Sons e Imagens, Jornalismo, Mídia Pública e das Políticas de Comunicação com as tecnologias contemporâneas da informação e da comunicação (observadas sob o prisma da plataformização, digitalização, convergência, conexão e da articulação em rede) e com os fenômenos histórico-sociais, políticos, regulatórios e culturais. Também tem interesse na pesquisa e produção sobre os seguintes temas: Ensino e Inovação em Rádio e Mídia Sonora; Podcasting e Ferramentas de Streaming; Comunicação em Ambientes Mediáticos Sociodigitais; Televisão e Jornalismo Público; Divulgação Científica; Comunicação e Acessibilidade Cultural; e Extensão Acadêmica. Coordena os Projetos de Extensão: UnBCast - Narrativas Sonoras para a Divulgação Científica e Cultural; e Escute a Negritude. Consultor nas áreas de Mídia Pública, Rádio e Podcasting.

 

3

Erika Bauer de Oliveira

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mestrado em Comunicação pela UnB

Possui graduação em Cinema e Televisão pela Escola Superior de Cinema e Televisão de Munique (1994), é professora e coordenadora de departamento do Curso de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília, onde trabalha com Roteiro, Realização Audiovisual, além de História do Cinema. É mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação - FAC/UnB. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema. É organizadora e curadora do Festival Universitário de Cinema de Brasília, participou de mostras de cinema e foi curadora em diversos festivais, como Festival de Tiradentes, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Goiânia Mostra Curtas, Festival Internacional de Cinema de Brasilia e Lobo - Fest: Festival Internacional de Filmes. Foi analista de projetos do Ministério da Cultura, Eletrobras, Caixa Cultural, Centro Cultura Banco do Brasil, Filme Minas e Prêmio Prefeitura de São Paulo. Como cineasta já realizou diversos filmes, entre eles o documentário Dom Helder Câmara, o Santo Rebelde (2004) e seu último documentário, Flor do Moinho (2017).

 

4

Fabíola Orlando Calazans Machado

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Comunicação pela UnB

Líder do grupo de pesquisa CETAS - Centro de Estudos sobre Tecnologia, Afetos e Subjetividade (CNPq) e membro do grupo de pesquisa Cultura, Mídia e Política (CNPq). Membro da Asociación Latino Americana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), da International Association for Media and Communication Research (IAMCR) e Brazilian Studies Association (BRASA). Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade de Brasília, na linha Imagem e Som, com a tese Seja ótima, seja feliz: discurso, representação e subjetividade feminina no canal GNT. Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, na linha Tecnologias da Comunicação e da Informação, com a dissertação Tecnocapitalismo, telefonia móvel e impactos socioculturais. Possui interesse nas seguintes áreas de pesquisa: comunicação, cultura contemporânea, subjetividades, corpo, afetos, temporalidade, trabalho, filosofia, literatura e política.

 

 

5

Felipe da Silva Polydoro

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais pela USP

Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor visitante no Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde desenvolveu pós-doutorado. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde também graduou-se em jornalismo. Dedica-se a pesquisas centradas em Comunicação e Cultura Audiovisual, com enfoque em temas como: estética, linguagem e discurso em objetos audiovisuais contemporâneos; política das imagens no ciberespaço; novos realismos, crítica do documento e os regimes de verdade na cultura visual contemporânea; a construção do acontecimento nas mídias; especificidades da linguagem e das narrativas das mídias digitais. Membro de três grupos registrados no CNPq: MidiAto - Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas (ECA-USP); História e Audiovisual: Circularidades e Formas de Comunicação (USP); e Siruiz - Comunicação e Produção Literária (UnB). Foi, por 10 anos, repórter, editor e diretor das revistas Amanhã, do segmento de negócios, e Aplauso, do segmento da cultura, onde desempenhou funções de caráter jornalístico e administrativo.

 

 

 6

Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da Silva

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Comunicação pela UFRJ

Doutora em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (2011) e mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição (2006). Líder do grupo de pesquisa Consumo e Cultura Material (UnB/CNPq) e pesquisadora associada da Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos (CIEC / UFRJ / CNPq). Foi coordenadora da linha de pesquisa Jornalismo e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FAC/UnB (2015-2017), e coordenadora de Extensão da Faculdade de Comunicação da UnB (2015). Foi coordenadora do GT Consumos e Processos de Comunicação, da Compós - Encontro Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação em 2019 e 2020,, e vice-coordenadora no biênio 2017-2018. Tem experiência em ensino e pesquisa nas áreas de consumo e cultura material, estudos culturais, moda, pirataria, estudos sobre comida e alimentação, publicidade, representações sociais e etnografias urbanas, e atuação profissional nas áreas de publicidade (criação e redação publicitária) e pesquisa (pesquisa de mercado e etnografia).

 

 

7

Gabriela Pereira de Freitas

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Comunicação pela UnB

Tem experiência na área de Design Gráfico e para Web e Artes Visuais, com ênfase em Fotografia, realizando pesquisas relacionadas aos seguintes temas: estética da comunicação, artemídia, fotografia, espaço e intervenções urbanas, manifestações e produções culturais periféricas, gênero e comunciação. Possui doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2014) com período de doutoramento sanduíche na Université Sorbonne (Paris - IV), em Paris. Mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2009). Mestrado profissionalizante em Visual Design pela Scuola Politècnica di Design de Milão (2005). Graduação em Publicidade (UnB /2002) e Especialização em Graphic Advertising pelo Istituto Europeo di Design de Milão (2000). Já trabalhou em diversas agências de publicidade como designer e diretora de criação e possui trabalhos na área de artes visuais/fotografia, com realização de algumas exposições e publicações. Líder do grupo de pesquisa, registrado no CNPq, GECAE (Grupo de Estudos sobre Espaço, Corpo, Arte e Estética). Integrante dos grupos de pesquisa (ambos registrados no CNPq) Comunicação e Produção Literária - Grupo Siruiz (UnB) e Grupo de Estudos sobre Arte Pública-Brasil | GEAP-Brasil - Unicamp

 

 

8

Janara Kalline Leal Lopes de Sousa

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Sociologia pela UnB

Pós-doutora em Comunicação pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, Portugal. Possui doutorado em Sociologia (2009), na linha de pesquisa Educação, Ciência e Tecnologia, pela UnB, e, entre os anos de 2008 e 2009. Fez mestrado em Comunicação e graduação em Jornalismo, ambos pela Faculdade de Comunicação, UnB. Atualmente, é líder do grupo de pesquisa Internet e Direitos Humanos (CNPQ-Brasil) e participa como pesquisadora do Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (ECOS). Coordena os projetos "Observatório Brasileiro de Violência Online" e "Escola de App: enfrentando a violência online contra meninas", cujo objetivo é mapear esse tipo de violência e propor ações para seu enfrentamento. É autora de diversos livros e artigos e trabalhou como assessora de comunicação, repórter e consultora. Suas áreas de interesse são: Comunicação e Direito. Já os temas de interesse são: Internet, violência online, gênero, direitos humanos, adolescência, política e comunicação organizacional.

 

 

9

João José Azevedo Curvello

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Ciências da Comunicação pela USP

Jornalista, Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001), Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1993). Secretário-Geral da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÓS (gestão 2021-2023). É membro do Comitê de Coordenação da RedLAco (Red Latinoamericana de Investigación en Comunicación Organizacional). Realizou estudos de pós-doutorado no Centro de Estúdios Avanzados da Universidad Nacional de Córdoba (2011). Atua na linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais do PPG em Comunicação. Coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Pensamento Sistêmico (COMSiS), cadastrado no CNPq. Atua na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Organizacional, Estratégias de Comunicação, Processos de Comunicação, Comunicação Interna, Comunicação Pública, Sistemas de Comunicação, Redes Sociais e Epistemologia da Comunicação

 

 

10

Katia Maria Belisário

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Jornalismo e Sociedade pela UnB

É doutora em Jornalismo e Sociedade pela UnB e concluiu estágios de pós-doutorado no Media, Communication and Sociology Department, University of Leicester, Reino Unido (2017/2018) e no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM (2020). É líder do grupo de pesquisa "Gênero, Comunicação e Sociabilidade" do CNPq e é integrante do grupo Gender & Mídia do da Universidade de Leicester, Reino Unido. É mestre pela California Polytechnic State University, nos Estados Unidos e bacharel em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH-UFMG). Atuou como servidora concursada do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS ) em função de nível gerencial junto à Secretaria de Gestão da Informação (SAGI) e ainda, como assessora de comunicação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Ceres - Fundação de Seguridade Social dos Sistemas Embrapa e Embrater. É representante no Brasil, da AMEDDIAS, organização de Comunicação e Ciência da Informação, ligada à UNESCO. Também é membro do comitê científico da revista Commmunication, Technologies et Développement. Os temas de interesse são planejamento e gestão de comunicação e marketing, planejamento estratégico, Startup , gestão de marcas, gestão de crise, estudos culturais e de classe social, jornalismo popular, estudos de gênero e mídia, envelhecimento feminino.

 

 

11

Liziane Soares Guazina

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Comunicação pela UnB

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2011). Líder dos Grupos de Pesquisa Populismos do Século XXI e Cultura, Mídia e Política. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP/UnB). Membro da Rede Nacional de Observatórios da Imprensa (RENOI), da Asociación Latino Americana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), da Brazilian Studies Association (BRASA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). Tem experiência em pesquisa nas áreas de Comunicação e Política, Jornalismo Político, Telejornalismo Político, Comunicação Pública e Comunicação e Genero. Também atuou profissionalmente em Assessoria de Comunicação, Assessoria de Imprensa, Análise de Mídia, e Planejamento e Coordenação de Projetos Integrados de Comunicação. Escritora de contos e crônicas.

 

 

12

Sivaldo Pereira da Silva

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA

Atualmente desenvolvendo pesquisa de pós-doutorado no Erich-Brost-Institut, Alemanha. PhD em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral na University of Washington (EUA). Mestre em Comunicação pela UFBA. Possui pós-doutorado no Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD), Poscom-UFBa. Produção e pesquisa nas áreas de comunicação e democracia; democracia digital; opinião pública e internet; jornalismo de dados e política; políticas públicas de comunicação; regulação da comunicação digital, com foco em governança algorítmica e Inteligência Artificial. Foi pesquisador visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); consultor ad hoc da Unesco no estudo sobre indicadores de desenvolvimento da mídia no Brasil e também na aplicação de indicadores de universalização da Internet. É fundador e coordenador do grupo de pesquisa Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPol) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD) atuando no GT de Transparência e Governo Aberto e GT de Parlamento Digital.

 

 

13

Abraa Tatiana Lionço

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Psicologia pela UnB

Doutora em Psicologia e Coordenadora do Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual e de Gênero do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB (NEDIG/CEAM/UnB, desde setembro de 2017. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (CEP/CHS) da UnB desde 2015. Tem se dedicado ao estudo da laicidade do Estado e do fundamentalismo religioso na política nacional; do discurso de ódio na contemporaneidade; das fake news; dos processos de subjetivação e sua relação com gênero e sexualidade; das determinações sociais do sofrimento e das redes de proteção nas universidades.

 

 

14

Tiago Quiroga Fausto Neto

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Comunicação pela UnB

Pós-doutorado (CNPq) [2017-2018] Interdisziplinäre Zentrum für Historische Anthropologie, Freie Universität (FUB), Berlim, Alemanha. Doutorado (CAPES) [2009] Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestrado (CNPq) [2004] Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Bacharel em Jornalismo [2000] Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Atua nas áreas de Teoria da Comunicação, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação, Filosofia e Epistemologia da Comunicação, Comunicação e Cultura, Comunicação Organizacional. Autor do livro Pensando a episteme comunicacional (EDUEPB: 2013/ScIELO Livros). Líder do grupo de pesquisa (CNPq), Ambiente 33 - Espacialidades, Comunicação, Estética e Tecnologias.

 

 

Docentes Voluntárias(os) e Substitutas(os)

15

Cristiane Parente de Sá Barreto (voluntária)

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga/Portugal)

Doutora em Ciências da Comunicação pelo Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (Braga/Portugal), (com revalidação pela UnB e bolsa CAPES); Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB); Máster em Comunicação, Cultura e Educação pela Universidad Autónoma de Barcelona; Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela UFC; Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com licenciatura pelo PROFORM, na Universidade Católica de Brasília. Sócia-Fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação - ABPEducom. Membro da SBPJor, Socicom e Intercom.

 

20

Gisele Pimenta de Oliveira(voluntária)

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília

Professora substituta no Departamento de Comunicação Organizacional da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB). Doutora pela FAC/UnB, na linha de pesquisa Poder e Processos Comunicacionais. Mestra em Comunicação e Sociedade (FAC/UnB), com ênfase em Políticas de Comunicação e de Cultura. Especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e formada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina (FAC/CNPq). Servidora pública, atua na Secretaria de Comunicação da UnB na função de editora da Revista Darcy, publicação de jornalismo científico e cultural da Universidade. Trabalhou na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) como editora do programa A Voz do Brasil e editora de mídias sociais da NBR. Áreas de interesse: radiodifusão pública; comunicação pública; políticas de comunicação; jornalismo; rádio.

 

21

Guilherme Lobão de Queiroz  (substituto)

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília com período sanduíche em Università degli Studi di Scienze Gastronomiche

Doutor em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio doutoral pela Capes na Università degli Studi di Scienze Gastronomiche di Pollenzo (UniSg), na Itália. Mestre em Comunicação pela UnB, é jornalista graduado bacharel em Comunicação/Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília (2002). Leciona e pesquisa nas áreas de Audiovisual, Gastronomia, Estética, Cultura Contemporânea, Comunicação e Jornalismo. Trabalha há duas décadas com jornalismo cultural, tendo atuado como crítico, editor repórter de cinema, música, teatro e gastronomia. Tem experiência como editor de jornal impresso e revista, site e como coordenador de mídias sociais e estratégia comunicacional. Desempenhou chefia de assessoria de comunicação, com ênfase em comunicação governamental por quatro anos, com atuação no Ministério do Turismo, pela FSB Comunicações, e na Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Como professor, lecionou audiovisual, estética e gestão de projetos digitais na UnB e atuou como professor adjunto no Instituto de Ensino Superior de Brasília (Iesb) nas áreas de Jornalismo, Cinema e Gastronomia e coordenou a pós-graduação de Jornalismo Digital e Produção Multimídia. Atualmente é professor de Jornalismo no Centro Universitário UDF. É membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), com a qual lançou os livros coletivos 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016), Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais (2017) e Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais (2019). Criou o hub de projetos Comida de Pensar, que atua em produção de conteúdo jornalístico, educação e curadoria gastronômica.
  
    

22

Kelly Tatiane Quirino (voluntária)

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: 

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Brasília

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília - UnB (2017) na linha Jornalismo e Sociedade. Mestre em Comunicação Midiática (2010) e Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo (2006) ambos realizados na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atuou como jornalista em rádios e jornais impressos. Fez doutorado-sanduíche na Tulane University(New Orleans/USA) como pesquisadora visitante financiada pela Capes. Em 2019, fez parte da turma Womens Leadership da Universidade de Columbia. Na área de Educação, atuou como tutora do Curso de Especialização em Políticas Públicas de Gênero e Raça na Faculdade de Educação da UnB. Atualmente é professora no curso de graduação em Comunicação Organizacional na Universidade de Brasília - UnB ofertando as disciplinas de Epistemologias Negras e Comunicação e Diversidade. Leciona também nos cursos graduação de Jornalismo, Publicidade e Design da Universidade Católica de Brasília. Na pós-graduação, atuou no curso de Serviço Social, Justiça e Direitos Humanos ministrando a disciplina Criminalização da Pobreza, Instituições Sócio Jurídicas e Legislação Social. Profissionalmente atua na Comunicação Interna do Banco do Brasil e também presta consultorias para empresas e Instituições do Terceiro Setor As pesquisas que desenvolve estão relacionadas as áreas de Comunicação, Jornalismo, Gênero e Estudos Étnico-Raciais.

 

23

Luisa Guimarães Lima(substituta)

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2018). Possui mestrado em Comunicação pela UnB (2005) e graduação em Comunicação Social Jornalismo pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (2001). Atualmente é professora de Jornalismo do Centro Universitário IESB, onde já ministrou as disciplinas Jornal Laboratório 1, Jornal Laboratório 2, Reportagem Multimídia, Estudos da Contemporaneidade, Conceitos e Fundamentos da Prática Jornalística, Gêneros Jornalísticos, Pesquisa em Comunicação, Trabalhos de Conclusão de Curso 1, Metodologia da Pesquisa, Análise da Linguagem Jornalística, entre outras.
   
        

24

Luiza Spínola Amaral(substituta)

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Jornalista, professora e pesquisadora. É Doutora pelo curso de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, na linha de pesquisa, Cultura e Ambientes Midiáticos (2016), e Mestre pela mesma instituição, na linha de pesquisa, Signo e Significação nas Mídias (2011). É Graduada em Comunicação Social - Jornalismo - pela Universidade Católica de Brasília (2007). Também é membro pesquisador do CISC (Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia), sob supervisão do Prof. Dr. Norval Baitello Junior; e do grupo de pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem, com foco na produção cultural da América Latina, sob supervisão do Prof. Dr. Amálio Pinheiro. Também participou como pesquisador do Centro de Estudos de Oralidade, criado pela Prof. Dra. Jerusa Pires Ferreira. Foi professora substituta no curso de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília (UnB) e atualmente trabalha como assessora de imprensa, fotógrafa e com produção de eventos, culturais e acadêmicos.
   
     

25

Maria Amélia Paiva Abrão(substituta)

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo na Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professora, Pesquisadora e Consultora em Comunicação e Práticas de Consumo. Atualmente, é pesquisadora e vice-coordenadora do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN - ECA/USP), colaborando em três projetos inseridos em redes de pesquisas nacionais e internacional – contemplados com financiamentos FAPESP e CNPq. Participa, como pesquisadora convidada, dos grupos CNPq de Pesquisa: Comunicação, Consumo e Identidades Socioculturais (CiCO - ESPM-SP) e Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva (UAM). É consultora da Trama Cultural Consultoria em Comunicação. Possui vasta experiência profissional no design de pesquisas qualitativas (entrevista em profundidade, focus group, estudos de caso) e na área de Marketing em empresas BtoB.

 

Docentes Aposentadas

 

Delcia Maria de Mattos Vidal

————————————————————————

Currículo lattes | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Doutorado em Comunicação pela UnB

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília - UnB (2009). Pós-Doutorado pela Universidade do Minho, Braga, Portugal (2019). Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (2003). Especialista em Estratégias de Comunicação e Marketing Social pela UnB (2002) e Graduada em Comunicação Social (1981). É pesquisadora nas áreas de: Direito à Informação; Jornalismo e Interesse Público; Branding; Comunicação Organizacional; Marketing; e Mídias Sociais. Tem experiência profissional de 25 anos na área de Comunicação, com ênfase em Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Propaganda e Marketing. Atuou como: Assessora de Comunicação do BRB-Banco de Brasília ; Chefe do Núcleo de Comunicação e Marketing da Companhia do Metrô-DF, onde também exerceu a função de Ouvidora; Consultora da Federação do Comércio do DF.