O currículo do curso Comunicação Organizacional da Faculdade de Comunicação da UnB foi elaborado com base no projeto pedagógico do curso de Comunicação diurno e suas três habilitações (Audiovisual, Jornalismo e Publicidade e Propaganda), cujos currículos, com base nesse projeto, foram implantados em 2003 e revistos em 2008. Dessa forma, o projeto pedagógico do curso noturno é praticamente o mesmo do curso diurno, com pequena alteração, tendo em vista que se trata de uma nova e única habilitação, diferente, portanto, das existentes no período diurno.

 

Essa pequena alteração no projeto refere-se ao conjunto das chamadas Disciplinas Ambientais, destinadas a todos os alunos de Comunicação diurno, e as Disciplinas Locais, específicas de cada uma das habilitações, em harmonia com as disciplinas ambientais. No caso do curso noturno, não há essa distinção absoluta, já que é apenas uma habilitação, mas há semelhanças, procurando-se manter a harmonia entre ao que se pode chamar de disciplinas práticas e teóricas.

 

O projeto pedagógico tem a opção por uma formação que pressupõe a criação de um espaço coletivo de reflexão, crescimento e descoberta. Em linhas gerais, o trabalho teve com referência os saberes necessários à prática educativa, especialmente formulados na Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire.

 

A denominação Comunicação Organizacional para a habilitação do curso noturno foi aprovada após discussões sobre vários nomes possíveis. Entendemos que é uma denominação que cabe perfeitamente nas Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação, que busca manter um padrão básico de referência para todas as instituições que mantenham Cursos de Graduação em Comunicação com habilitações em Jornalismo,Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Cinema, Radialismo, Editoração, ou outras habilitações pertinentes ao campo da Comunicação que venham a ser criadas.

 

O nome Comunicação Organizacional expressa hoje no Brasil, Estados Unidos e países europeus, entre outros, as atribuições, funções e técnicas de Comunicação utilizadas por organizações, empresas e instituições públicas, privadas e do terceiro setor no mercado de trabalho. Trata-se de um campo de conhecimento específico, com suas teorias e técnicas.