** Manual de Procedimentos de Segurança

Pela primeira vez na história da Universidade de Brasília (UnB) foi desenvolvido um Manual de Procedimentos de Segurança para os quatro campi. O documento, elaborado pelo Comitê de Segurança da UnB, orienta o trabalho de seguranças fixos, volantes e motorizados, e atividades de videomonitoramento. A ideia é usá-lo também como guia de campanhas de comunicação para a comunidade universitária.

 

“Consideramos um marco para os 60 anos da Universidade, que até hoje não tinha nada semelhante. É um documento que norteia o conceito de segurança institucional para toda a UnB. Esperamos que a comunidade tenha neste documento a referência para assuntos de segurança e se sinta mais segura em todos os campi”, afirma o vice-reitor Enrique Huelva, presidente do Comitê Consultivo Permanente para a Gestão de Segurança da UnB.

 

O manual foi desenvolvido a partir de Procedimentos Operacionais Padrões (POP) criados pela Universidade desde 2018. Com o material reunido, o documento estabelece deveres dos agentes de segurança e informações técnicas – como o uso de uniformes e equipamentos, comunicação e abordagem dos profissionais. Também apresenta instruções para procedimentos gerais de segurança e para operação padrão em casos diversificados de ocorrências, como acolher as vítimas, entre outras instruções. O manual prevê diversas situações, orientando os profissionais sobre a forma adequada de abordar cada ocorrência.

 

ABORDAGEM – O manual dedica um capítulo a instruir os profissionais de segurança sobre as boas práticas que devem ser adotadas. “Na abordagem às pessoas que circulam pela Universidade, nunca deve ser usada a truculência nem devem ser aplicados métodos de revista pessoal”, orienta o documento, que destaca, também, o respeito aos direitos humanos.


Além disso, orientações sobre formas adequadas de comunicação, linguagem a ser utilizadas e orientações para comunicação entre agente de segurança e pessoas com deficiência também constam no manual.

A partir dos registros de ocorrências nos campi, relatórios mensais serão gerados para subsidiar estatísticas e ações das unidades acadêmicas e da Administração Superior da Universidade. As equipes de segurança serão capacitadas ainda neste semestre letivo.

 

[Reprodução UnBNotícias, leia  matéria completa em: https://noticias.unb.br/76-institucional/5789-universidade-cria-manual-para-orientar-servico-de-seguranca-nos-campi