Um pouco da história do curso de Comunicação Organizacional

 

Em 2008 tiveram início na FAC as primeiras discussões sobre o REUNI - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Professores e representantes dos alunos, após estudos, reflexões e debates, concluíram pela implantação de um curso noturno, com habilitação distinta das já existentes na Faculdade. Nascia assim a proposta do curso de Comunicação Organizacional.

 

Com projeto pedagógico semelhante ao das habilitações dos cursos diurnos, a formação  em Comunicação Organizacional foi considerada por diversos aspectos, entre eles:

 

  • Crescente demanda do mercado por profissionais capazes de planejar, formular estratégias e gerir projetos de Comunicação em consonância com as demandas da sociedade como um todo;
  • Ser  oferecida na capital do País;
  • Ser uma denominação reconhecida no Brasil e no exterior, nos âmbitos profissionais e acadêmicos.

 

Em 2009, com empenho da direção da Faculdade, a época sob a responsabilidade do Prof. Dr. David Renault,  foram realizados os concursos públicos destinados a contratação de docentes para a nova habilitação. E a partir de outubro desse mesmo ano os cinco primeiros professores tomaram posse – Prof. Dr. Tiago Quiroga, Prof. Dra. Delcia Vidal (nomeada Coordenadora do Curso),  Prof. Dra. Ellis Regina Araujo, Prof. Dr. Mauro Giuintini e Prof. Dr. Samuel Pantoja.

 

Juntamente com a Vice-Diretora daquela gestão, Prof. Dra. Nelia Del Bianco, esses professores realizaram diversos Seminários Teóricos em Comunicação Organizacional, dentro do processo de implementação do Curso. Outros dez docentes foram empossados no primeiro semestre de 2010,  preenchendo assim o  quadro do Curso.

 

As  matrículas da primeira turma tiveram que ser realizadas manualmente, pois as disciplinas ainda não tinham código e não constavam no antigo sistema “Matrícula Web”. A Coordenadora de Graduação, na época, Prof. Dra. Dione Moura, realizou essa tarefa com muita energia, completando a turma com 40 alunas e alunos, conforme previsão de vagas.

 

Em março, na semana anterior ao início das aulas, com muita alegria as primeira alunas e os primeiros alunos de Comunicação Organizacional participaram da Recepção dos Calouros de Comorg. 

 

 Legenda: Recepção dos Calouros da Primeira Turma de Comunicação Organizacional – março 2010. Em pé, da esquerda para direita: Profa. Delcia Vidal, Coordenadora do  Curso, Prof. Tiago Quiroga, Profa. Ellis Regina Araújo, Prof. Mauro Giuntini, alunas e alunos, Profa. Dione Moura, Coordenadora de Graduação, Prof. David Renault, Diretor da FAC e Aciole Félix, Secretário do Curso. Abaixados, da esquerda para direita: Prof. Fernando Paulino, Coordenador de Extensão. Alunas e alunos da primeira turma. 

Crédito da Foto: Prof. Fernando Paulino.

 

Em 8 de março de 2010, foi realizada a primeira aula do Curso. Aula Magna, ministrada com muita honra pela Prof. Dra. Margarida Kunsch. Mas a primeira turma teve que esperar um pouco para continuar os estudos. No dia seguinte à primeira aula, a UnB iniciou uma greve de 61 dias, em que professores e técnicos lutavam pelo pagamento da parcela  referente a URP. Somente em 13 de maio houve o retorno para a sala de aula. Sala de aula no singular,  uma vez que timidamente o Curso ocupava somente uma sala, voltada para a parte externa da FAC, antes da reforma das instalações.

 

Em um esforço constante da Direção da Faculdade, o Projeto Pedagógico do Curso foi aprovado nas instâncias superiores da UnB. Após essas deliberações, a etapa seguinte envolveu gestões da direção e da coordenação junto ao DEG para implementação do Curso nos sistemas, possibilitando assim matrículas, emissão de declarações, aproveitamento de estudos, como exemplo. Comunicação Organizacional foi o primeiro curso da proposta do Reuni a ser totalmente implementado na UnB, com pleno funcionamento no segundo semestre de sua criação.

 

Com muito orgulho, já na gestão do segundo coordenador do Curso, Prof. Dr. Tiago Quiroga, o curso foi reconhecido pelo MEC em 2013, obtendo a nota máxima 5 e conceito Excelente. Nesse mesmo ano, a primeira turma concluiu a formação, defendendo os primeiros TCCs da habilitação.