Banner nota de repúdio

Nós, docentes, técnicas e discentes do Colegiado de Comunicação Organizacional repudiamos os atos de violência sexual noticiados como ocorridos recentemente no campus Darcy Ribeiro da UnB, principalmente o ato de estupro realizado na última sexta-feira, dia 08/07/2022. Reivindicamos das autoridades competentes ações imediatas a fim de resguardar a segurança e a integridade física da comunidade acadêmica dentro dos campi. A vulnerabilidade sobretudo das estudantes e das trabalhadoras dos cursos noturnos é ainda maior, diante da presença insuficiente de agentes de segurança e de iluminação precária em muitos pontos do campus Darcy Ribeiro e do esvaziamento do turno noturno, com o fechamento da maioria dos estabelecimentos comerciais, da administração e dos postos de atendimento da Instituição à noite. Não há como negarmos o medo diário que vivenciamos em nossos trabalhos e estudos na UnB e como isso impacta o nosso labor, bem como nossa saúde física e mental.

Desde a criação do curso, em 2010, temos alertado a Prefeitura do Campus sobre os riscos decorrentes da redução de equipes de segurança e de outras medidas de proteção. A instalação de câmeras não é suficiente como medida protetiva, pois essas tecnologias só funcionam a posteriori, muitas vezes, depois da violência ter acontecido. Desde o retorno presencial às aulas, em 06 de junho de 2022, a chefia de Comunicação Organizacional já enviou uma série de mensagens, via SEI, sobre a ausência de profissionais de segurança no Estacionamento do ICC Norte à noite e sobre os problemas de iluminação neste e em outros pontos do campus.

Temos ciência de que o aumento de equipes de vigilância e os investimentos em infraestrutura de iluminação e em outras tecnologias de segurança são ações emergenciais que, por si só, não solucionam permanentemente problemas como a violência sexual, de raíz cultural. A instalação dos totens de alerta de ocorrências de violência, como sinalizado pela Reitoria em compromisso assumido com a comunidade acadêmica após os protestos realizados no dia 11/07/2022, é fundamental para garantir celeridade na apuração de episódios de violência e para encaminhar medidas de reparação de danos, mas vale notar que a prevenção de violências deve ser a prioridade em uma instituição de ensino. É preciso criar estratégias duradouras de combate à cultura do estupro e demais tipos de assédio. No âmbito deste colegiado, estamos elaborando propostas de ações coletivas ao nosso alcance que contribuam para proteger a comunidade universitária. Mas entendemos que é necessária a liderança institucional da reitoria para tornar a segurança e, principalmente, o combate à violência de gênero, prioridade em toda a Universidade de Brasília.

Colegiado do Curso de Comunicação Organizacional

13 de junho de 2022